Como aumentar o desempenho da sua equipe contábil

Ser produtivo é o resultado de um conjunto de fatores que culminam em realizar mais ações, com a mesma qualidade, em menos tempo. Para isso, aumentar o desempenho é o fator mais importante a ser repensado.

No entanto, é praticamente impossível que uma pessoa mantenha exatamente o mesmo nível de produtividade ao longo do tempo, pois existem fatores internos que impactam neste processo.

Então quer dizer que não se pode fazer nada?

Pelo contrário, existem diversas ações que podem ser tomadas pelo escritório contábil para aumentar o desempenho da equipe.

Confira agora mesmo algumas delas!

Ambiente adequado

Você pode até pensar que o ambiente não influencia na produtividade das pessoas, mas ele tem um forte impacto sim.

Ambientes mal iluminados, sem circulação de ar e com muitos móveis, que impedem as pessoas de transitar livremente acabam afetando biológica e emocionalmente as pessoas.

Necessitamos de ambientes arejados e de luminosidade adequada para trabalhar, caso contrário, nosso organismo faz adaptações para reduzir o rendimento, como acontece à noite, por exemplo.

Neste sentido, é vital que você ofereça um bom ambiente de trabalho para a sua equipe. Conte com uma empresa de Saúde e Segurança do Trabalho para fazer uma vistoria e sugerir melhorias para que sua equipe se sinta mais confortável no escritório.

Aumentar o desempenho de sua equipe com liderança e não chefia

Veja como aumentar o desempenho de sua equipe em Escritórios Contábeis

Existe uma diferença bastante grande entre ser chefe e ser líder.

Chefes estão o tempo todo supervisionando o trabalho dos demais, cobrando resultados, repreendendo sem necessidade. Um líder inspira as outras pessoas, é o exemplo que todos querem seguir.

Para ser um bom líder e aumentar o desempenho da sua equipe, procure sempre colocar-se no lugar das pessoas e avaliar como gostaria de ser tratado. Delegue tarefas e confie que seus funcionários farão o melhor.

Ouça sua equipe e crie uma cultura de feedback contínuo, pois desta forma, todos se sentirão valorizados e parte do negócio. Vínculo este que é vital para que todos se comprometam com os resultados e se tornem mais produtivos.

Treinamento

É impensável ter uma equipe produtiva sem que esta seja qualificada para exercer suas atividades. Uma pessoa capacitada sabe exatamente o que deve ser feito, como e quando, dispensando a tal supervisão diária.

Você não precisa arcar sozinho com todo o treinamento dos seus funcionários, pode criar um plano de desenvolvimento pessoal para cada profissional, com o auxílio de um profissional de gestão de pessoas, e determinar quais são os treinamentos que serão da competência do escritório e quais serão do próprio profissional.

Acompanhe a evolução de cada um e recompense aqueles que estão realmente comprometidos em melhorar o desempenho para reforçar a competitividade do escritório no mercado.

Tecnologias para aumentar o desempenho de sua equipe

Como Veja como aumentar o desempenho de sua equipe em Escritórios Contábeis com Nuubes Contábil

Uma equipe produtiva deve ter a seu alcance instrumentos de trabalho que facilitem as rotinas diárias. Isso significa que você deve investir em tecnologias atuais e de fácil compreensão para que sua equipe consiga se organizar e automatizar processos que demandam muito tempo e esforço sem surtir grandes efeitos.

Uma boa maneira de começar é adotando uma ferramenta de gestão de tarefas para escritórios contábeis, onde você organiza as rotinas em cronogramas de trabalho bastante simples de usar.

Além disso, você pode criar alertas, acompanhar prazos, arquivar documentos e manter um arquivo digital bastante eficiente de todas as atividades do seu escritório contábil.

Produtividade é assunto sério para profissionais de contabilidade, afinal, um simples esquecimento pode gerar multas para seus clientes.

Seja esperto, organize-se e aumente a produtividade da sua equipe com essas dicas!

Leia também em nosso Blog Melhorar a produtividade automatizando as rotinas do seu escritório contábil6 passos para organizar reuniões eficientesDescubra se você precisa de um Sistema de Gestão de Tarefas

Leave a Comment