Vantagens do Kanban para o Desenvolvimento de Software

Devido à sua proximidade com o Desenvolvimento Ágil de softwares, o Kanban tornou-se hoje uma metodologia muito popular para equipes de desenvolvimento de software.

Kanban é diferente de outras metodologias de gerenciamento de projetos, como ScrumExtreme Programming (XP) ou abordagens em cascata, pois ele não utiliza em seu processo interações fechadas de tempo.

A iteração fechada de tempo é o período em que uma fase do projeto deve ser concluída. Em vez disso, o sistema Kanban conta com a entrega de tarefa de forma contínua, e são sempre orientadas de modo a satisfazer as expectativas dos clientes.

Benefícios do Kanban

Conheça as vantagens do kanban

Um dos benefícios de se praticar Kanban é que, se as expectativas do cliente em relação ao projeto não estão sendo atendidas, sua equipe terá várias oportunidades de mudar e corrigir o curso das entregas durante as interações.

Kanban é baseado em um modelo de trabalho interativo, sempre desmembrando as atividades em pequenos segmentos, de forma a reduzir assim a quantidade de retrabalho. Por este motivo, quando um cliente que atua com equipes que usam Kanban,  poderá solicitar mudanças durante uma interação, preservando o cronograma e mantendo o orçamento sob controle.

Vantagens do uso do sistema Kanban

Há muitas vantagens em se usar o sistema Kanban como uma forma de controlar o trabalho, e podemos citar algumas:

  • Flexibilidade
  • Foco em um processo de entrega contínua
  • Redução do desperdício de trabalho
  • Ganhos expressivos de produtividade
  • O aumento da eficiência interna do time
  • Maior capacidade de concentração dos membros da equipe

Por que o Kanban é flexível?

Em primeiro lugar, lembre-se sempre:

Kanban é e sempre será muito flexível

Não há durações exatas para as fases pré-definas e, as prioridades são constantemente reavaliadas pelo time e cliente baseados nas informações mais recentes. A grande vantagem de se usar o Kanban é o foco da equipe na entrega contínua de tarefas.

Ao entregar pequenas porções de um projeto de forma contínua para o seu cliente, suas equipes terão múltiplas oportunidades para sincronizar as interações futuras com os requisitos de negócios atualizados.

Desta forma, as equipes podem garantir que tudo está será entregue exatamente como o cliente deseja.

Kanban trabalha com Ciclos Iterativos

Ciclos interativos e a melhoria contínua são técnicas que proporcionam o máximo de valor agregado para o cliente. Diferente de abordagens que são baseadas em um tempo fechado que implica em esperar até o final de um projeto para os clientes fornecerem um feedback e pedir ajustes. Este processo, na maior parte das vezes aumentará os custos do projeto.

Para uma equipe de software, retrabalhos significam em voltar para trás e desfazer semanas de trabalho, o que é muito frustrante para um desenvolvedor.

Para o cliente, isso significa aumentar custos deixando um "gosto amargo" de desmotivação, deixando-os com "pouco apetite" para assumir outros projeto com sua equipe.

Origem do Kanban

Kanban nasceu do processo Lean Manufacturing e cresceu rapidamente em popularidade devido a esta técnica ser usada para reduzir custos e adaptar as equipes com as crescentes demandas de seus clientes.

Existem hoje milhares de empresas em todos os segmentos e indústrias que utilizam o método Kanban de melhoria contínua e estão conseguindo aumentar muito a sua produtividade.

Como uma ferramenta Kanban ajuda a maximizar tempo e recursos

 

Vantagens do Kanban para o Desenvolvimento de Software

 

Uma boa ferramenta Kanban acompanhará as equipes durante todo o ciclo de trabalho, ajudando a entender como o tempo está sendo gasto.

Uma boa ferramenta que usa o Método Kanban fornece um modelo de rastreamento para medir a produtividade e ajuda os gestores a identificar facilmente as áreas problemáticas.

Uma vez que se têm uma ideia melhor do local do problemas, as equipes se organizam para criar soluções desses problemas, por exemplo: muitas vezes um membro da equipe fica sobrecarregado enquanto outro não possui atividades suficientes para preencher o seu dia.

Com o uso do Kanban, um gestor pode rapidamente distribuir tarefas aos membros da equipe que estão mais livres, reduzindo a pressão de quem está com excesso de trabalho e liberar o avanço de toda a equipe.

Solicite uma demostração do Nuubes Task e entenda como este processo pode ser rapidamente implementado em sua equipe.

Leia também em nosso blog Descubra se você precisa de um Sistema de Gestão de Tarefas e 4 razões para reduzir os e-mails na gestão de tarefas e projetos

Solicite uma demostração do Nuubes Task e entenda como este processo pode ser rapidamente implementado em sua equipe.

Leave a Comment