Se você investe boa parte do seu tempo pesquisando modelos para aumentar a sua produtividade, você provavelmente já ouviu falar da famosa Técnica Pomodoro.
Criada na década de 1980 por Francesco Cirillo, a Técnica Pomodoro é um dos modelos mais populares de gerenciamento de tempo usados hoje.
Porém este método pode não agradar a todos, e para cada pessoa adepta e defensora do Pomodoro, existe outra que critica o processo.
Apesar de ser uma questão de preferência pessoal, se você está curioso sobre os benefícios da técnica, este artigo apresenta as informações básicas para você decidir se vale a pena você experimentar o Pomodoro.
Como funciona a Técnica Pomodoro?
A Técnica Pomodoro é uma filosofia de gerenciamento de tempo que tem como objetivo manter o usuário focado ao máximo, permitindo-lhes concluir suas demandas e projetos de forma mais rápida e com menor fadiga mental.
O método Pomodoro é muito simples:
Para cada tarefa trabalhada durante todo o dia, você deve organizar o seu tempo em tempos curtos e com pequenas pausas entre cada interação.
Você trabalha durante 25 minutos, em seguida, tomar uma pausa de cinco minutos.
Cada período de trabalho de 25 minutos é chamado de “pomodoro“, em homenagem a palavra italiana para o tomate.
Francesco Cirillo usa um timer de cozinha em forma de um tomate como temporizador pessoal, desta forma se deu o nome do método.
Após quatro “pomodoros”, (100 minutos de tempo de trabalho com 15 minutos de tempo de intervalo), você deve efetuar uma pausa maior de 15-20 minutos.
Sempre que você finalizar um pomodoro, você deve marcar o seu progresso com um “X”, e anotar o número de vezes que você teve o vontade de procrastinar ou trabalhar em outra tarefa.
Faça isso sempre em cada bloco de 25 minutos de tempo.
Resumindo o processo:
- Escolher a tarefa a ser executada
- Ajustar o Pomodoro (alarme) para 25 minutos
- Trabalhar numa tarefa até que o alarme toque
- Registrar com um “x” sua tarefa
- Fazer uma pausa curta (3 a 5 minutos)
- A cada quatro “pomodoros” efetuar uma pausa mais longa de 15-30 minutos
Como o Pomodoro poderá ajudar?
Pausas freqüentes mantém sua mente sempre fresca e focada. De acordo com o site oficial do Pomodoro, o sistema é simples de usar e você obterá resultados muito rapidamente:
“Você provavelmente vai começar a notar uma diferença no seu trabalho ou processo de estudo dentro de um dia ou dois. O ápice da técnica começa a aparecer de 7 à 20 dias de uso constante. “
Se você tem uma grande e variada lista de tarefas, a Técnica Pomodoro pode ajudá-lo a manter constante as entregas de suas atividades de projetos.
Trabalhe com um cronograma para suas atividades de forma manter um compromisso real de entrega de suas tarefas, reduzindo o tempo que você procrastina.
Conclusão
Uma das melhores vantagens sobre a Técnica Pomodoro é que este é um processo grátis.
Sim, você pode comprar um temporizador em forma de tomate, se você quiser … ou você pode usar qualquer programa de temporizador no seu computador ou telefone.
O processo não é ideal para todas as pessoas ou mesmo para ser usado em qualquer tipo de trabalho. Mas se você precisa de uma maneira sistemática para entregar sua lista diária de tarefas, a Técnica Pomodoro pode atender às suas necessidades.
Leia também em nosso blog : Descubra se você precisa de um Sistema de Gestão de Tarefas.
Você já teve alguma experiência com a Técnica Pomodoro? Conte-nos a sua opinião nos comentários abaixo!