4 dicas para delegar tarefas em sua equipe

Para alcançar seus objetivos, os líderes de maior sucesso devem conseguir capitalizar seus pontos fortes na estratégia do negócio e deixar de lado atividades que dificultarão a sua produtividade.

Para conseguir esta transição da fase "do-it-yourself" e realmente atuar no planejamento e execução do seu negócio, é fundamental que os líderes consigam aprender a delegar tarefas corretamente para sua equipe.

Elencamos 4 dicas que podem tornar este processo mais simples em sua empresa

1.  Definir claramente a tarefa delegada

4 dicas para delegar tarefas em sua equipe

Comece sempre com a descrição dos parâmetros mais comuns de atribuição: recursos, prazos e resultados esperados – e forneça ao profissional ou a equipe todos os meios para atingir o resultado esperado.

Ofereça o apoio e feedback adequado e evite assim falhas de entendimento e frustrações em sua equipe.

É importante agendar pontos de controle, semanal ou quinzenal, com sessões que possam identificar e discutir progressos, executando revisões e dando feedbacks em tempo útil. Esta reunião deve ser sempre curta e sucinta!

Uma comunicação correta e monitoramento recorrente, são fundamentais na delegação de tarefas e entendimento de todas as demandas pela sua equipe.

2.  Identifique os perfis corretos antes de delegar tarefas

4 dicas para delegar tarefas em sua equipe

É comum que falhas na execução das tarefas ocorram, principalmente quando um profissional não está pronto para assumir uma determinada tarefa ou quando o desafio delegado é maior que o seu funcionário ou contratante estão costumados.

Ao delegar tarefas, leve sempre em consideração a capacidade técnica, habilidades pessoais, experiência anterior e alinhamento de objetivos.

Algumas tarefas delegadas serão mais habituais e simples que outras, e neste caso, é importante identificar os perfis em sua equipe que prosperam em tarefas de rotina.

Para os projetos mais críticos, atue sempre com profissionais que gostam de ser desafiados e que lidem bem com etapas ​​análise e planejamento antes de mergulharem na execução da tarefa.

É importante que funcionários que se sintam estagnados em suas funções atuais, participem de novos projetos e ampliem suas habilidades.

Caso sinta resistência no momento das atribuições, explique a importância do projeto e tranquilize a equipe, informando que você está disponível para ajudar durante todo o processo.

Mantenha as expectativas sempre altas, e cuidado para não sobrecarregar muito sua equipe para não ocorrer um certo “esgotamento mental” no time.

3.  Suporte e boa comunicação com a equipe

4 dicas para delegar tarefas em sua equipe

Seu trabalho como o líder é orientar e treinar sua equipe para adquirir as habilidades certas de forma que ela se torne autônoma na execução das tarefas e se sintam incluídos no sucesso do seu negócio.

Forneça feedbacks construtivos e ofereça orientação significativa, motivando os funcionários com comentários positivos. É importante viabilizar em algum momento, estruturas de incentivo criativas com recompensas e quando as metas forem alcançadas.

Mantenha sempre as linhas de comunicação abertas com sua equipe e tenha “pulso” sobre o que está acontecendo sem entrar no detalhe de micro atividades.

4.    Confie em seus instintos

4 dicas para delegar tarefas em sua equipe

Sua capacidade de delegar tarefas efetivamente reflete suas habilidades de uma boa liderança. Delegação eficiente costuma economizar tempo, ajuda no desenvolvimento dos colaboradores e motiva as pessoas a ter sucesso.

Já uma delegação pobre, por outro lado gera confusão, frustração e até mesmo o fracasso de um projeto.

Escolher a pessoa certa para um trabalho exige confiança em seus instintos e permite que outras pessoas executem o que você não pode ou não gosta de fazer.

Afinal de contas, o benefício principal em aprender a delegar tarefas será permitir que você se mantenha focado e concentrado para alavancar novas estratégias para o crescimento do seu negócio!

Teste Gratis Nuubes task

Leia também em nosso blog Como montar uma equipe de trabalho virtual em 5 etapas4 razões para reduzir os e-mails na gestão de tarefas e projetos.

Leave a Comment