Vantagens do Cloud Computing

Você já deve ter escutado falar em Computação em Nuvem, mais frequentemente em inglês, Cloud Computing. O termo virou tendência, conquistou empresas no mundo todo com a promessa de maior flexibilidade e velocidade.


Os mais incrédulos jamais poderiam imaginar que smartphones, tablets notebooks portáteis um dia substituiriam os grandes computadores.

O que é Cloud Computing?

Conheça algumas das Vantagens do Cloud Computing

Cloud Computing é a tecnologia que permite o acesso e o armazenamento dos seus arquivos e dados remotamente, ou seja, fiquem armazenados online eliminando a necessidade de qualquer tipo de espaço físico.

Desta forma, não há mais a necessidade de HDs, pendrives, CDs e memórias em seu computador, além dos dados armazenados serem acessados de qualquer lugar, basta apenas login e senha.

Vantagens do Cloud Computing

As vantagens desta tecnologia são muitas, desde a acessibilidade, a integração, velocidade e redução de custos com infra-estrutura, implantação e licenças de software, início imediato, escalabilidade e alta disponibilidade.

Confira abaixo as vantagens mais importantes que destacamos:

Acessibilidade:

O acesso é feito pela internet, através de um login e senha sem a necessidade de um computador com instalações, aplicativos, softwares e etc.

Independente do sistema operacional utilizado.

Você pode acessar seus arquivos e seus aplicativos do seu aparelho de celular, seu notebook, tablet de qualquer lugar e qualquer hora sempre com as informações atualizadas e online.

Segurança:

Conheça as Vantagens do Cloud Computing

Com o cloud computing, não existe a preocupação com backups, manutenção e atualização de arquivos, atualização de softwares, manutenção do equipamento, controle de segurança e etc.

Integração:

Como o acesso é feito de qualquer lugar e por qualquer usuário (desde que tenha login e senha), o compartilhamento das informações se dá com mais efetividade e rapidez.

As equipes poderão ter acesso às informações dos projetos, demandas, informações e arquivos em tempo real e de um mesmo local (nuvem), evitando conflitos de informações e perda de etapas de trabalho.

Sua equipe terá muito mais informações com muito mais rapidez, otimizando todos os processos de trabalho.

Redução de Custos:

Vantagens do Cloud Computing

Sem a necessidade de computadores, servidores ou equipamentos para armazenamento dos arquivos e dados, sua empresa reduz os custos com espaço e estrutura física, além de uma equipe de técnicos especializados e profissionais de tecnologia para suportarem um departamento.

A economia também é considerável no que diz respeito a implantação de programas de computadores e licenças de software, controle dessas licenças e atualizações.

Muitas aplicações em cloud computing são gratuitas e quando tem algum custo, é pelo tempo de utilização não mais como a compra de um produto e sim como um serviço prestados, você paga pelo tempo utilizado, assim como uma assinatura.

Antigamente os programas eram extremamente onerosos para a empresa fazendo com que muitas vezes os investimentos em tecnologia não atendessem as demandas de forma satisfatória. Esses programas tinham que ser atualizados, o que também, geravam custos nas atualizações, no treinamento de equipes e até em troca de equipamentos para suportarem os softwares.

Modernização:

As empresas mais atualizadas e modernas já estão “nas nuvens” utilizando ferramentas desenvolvidas especialmente para computação em nuvem e criando processos inovadores, atuais e eficazes mantendo seus controles e projetos sem limites de acessibilidade.

Ou seja, na hora de pesquisar uma ferramenta para sua empresa, pesquise as opções que estão disponíveis em cloud computing e tenha todas as vantagens acima na palma de suas mãos.

Leia também em nosso blog Descubra se você precisa de um Sistema de Gestão de Tarefas e 8 Estratégias para melhorar seu SLA de atendimento

Leave a Comment