Técnica Pomodoro – Mais foco e produtividade em sua equipe.

Criada na década de 1980 por Francesco Cirillo, a Técnica Pomodoro é um dos modelos mais populares de gerenciamento de tempo usados ​​hoje.

Porém este método pode não agradar a todos, e para cada pessoa adepta e defensora do Pomodoro, existe outra que critica o processo.

Apesar de ser uma questão de preferência pessoal, se você está curioso sobre os benefícios da técnica, este artigo apresenta as informações básicas para você decidir se vale a pena você experimentar o Pomodoro.

Como funciona a Técnica Pomodoro?

Mais produtividade usando a técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro é uma filosofia de gerenciamento de tempo que tem como objetivo manter o usuário focado ao máximo, permitindo-lhes concluir suas demandas e projetos de forma mais rápida e com menor fadiga mental.

O método Pomodoro é muito simples:

Para cada tarefa trabalhada durante todo o dia, você deve organizar o seu tempo em tempos curtos e com pequenas pausas entre cada interação.

Você trabalha durante 25 minutos, em seguida, tomar uma pausa de cinco minutos.

Cada período de trabalho de 25 minutos é chamado de "pomodoro", em homenagem a palavra italiana para o tomate.

Francesco Cirillo usa um timer de cozinha em forma de um tomate como temporizador pessoal, desta forma se deu o nome do método.

Após quatro "pomodoros", (100 minutos de tempo de trabalho com 15 minutos de tempo de intervalo), você deve efetuar uma pausa maior de 15-20 minutos.

Sempre que você finalizar um pomodoro, você deve marcar o seu progresso com um "X", e anotar o número de vezes que você teve o vontade de procrastinar ou trabalhar em outra tarefa.

Faça isso sempre em cada bloco de 25 minutos de tempo.

Resumindo o processo:

  1. Escolher a tarefa a ser executada
  2. Ajustar o Pomodoro (alarme) para 25 minutos
  3. Trabalhar numa tarefa até que o alarme toque
  4. Registrar com um "x" sua tarefa
  5. Fazer uma pausa curta (3 a 5 minutos)
  6. A cada quatro "pomodoros" efetuar uma pausa mais longa de 15-30 minutos

Como o Pomodoro poderá ajudar?

tecnica pomodoro

Pausas freqüentes mantém sua mente sempre fresca e focada. De acordo com o site oficial do Pomodoro, o sistema é simples de usar e você obterá resultados muito rapidamente:

"Você provavelmente vai começar a notar uma diferença no seu trabalho ou processo de estudo dentro de um dia ou dois. O ápice da técnica começa a aparecer de 7 à 20 dias de uso constante. "

Se você tem uma grande e variada lista de tarefas, a Técnica Pomodoro pode ajudá-lo a manter constante as entregas de suas atividades de projetos.

Trabalhe com um cronograma para suas atividades de forma manter um compromisso real de entrega de suas tarefas, reduzindo o tempo que você procrastina.

Conclusão

Uma das melhores vantagens sobre a Técnica Pomodoro é que este é um processo grátis.

Sim, você pode comprar um temporizador em forma de tomate, se você quiser ... ou você pode usar qualquer programa de temporizador no seu computador ou telefone.

O processo não é ideal para todas as pessoas ou mesmo para ser usado em qualquer tipo de trabalho. Mas se você precisa de uma maneira sistemática para entregar sua lista diária de tarefas, a Técnica Pomodoro pode atender às suas necessidades.

Leia também em nosso blog : Descubra se você precisa de um Sistema de Gestão de Tarefas.

Você já teve alguma experiência com a Técnica Pomodoro? Conte-nos a sua opinião nos comentários abaixo!

Leave a Comment