Software como Serviço – 5 vantagens do uso do SaaS

Software como Serviço (SaaS) é uma alternativa vantajosa para implantação e uso de softwares em sua empresa. No modelo tradicional (client/server), é necessário instalar seus programas em um servidor, configurá-lo e ainda instalar o aplicativo cliente para cada usuário.


No modelo SaaS os usuários não pagam mais pela aquisição do próprio software, e o sistema funciona como um “aluguel”, onde você geralmente paga e utiliza somente o período contratado. Este é o conceito básico do software como serviço.

Elencamos 5 das principais vantagens do modelo SaaS, e esperamos que o modelo possa ajudar no desenvolvimento estratégico do seu negócio:

1. Reduza o seu tempo de implantação

Diferente do modelo tradicional, no SaaS o seu software (aplicativo) já virá pronto, instalado e 100% configurado para uso.

O usuário tem aqui a vantagem de provisionar sua instância de trabalho em um servidor pronto na nuvem em alguns minutos. Isso reduz muito o tempo investido na instalação e configuração, e pode reduzir muito os problemas tão comuns encontrados no processo de implantação de qualquer software.

2. Redução de custos

Um grande diferencial do Software como Serviço está redução em relação a diferentes tipos de custos, sejam para clientes como para os fornecedores.

Uma vez que o software como serviço normalmente reside em um ambiente compartilhado, os custos de licenciamento de software e hardware também são compartilhados de forma que são muito baixos se comparados ao modelo tradicional.

Geralmente as pequenas e médias empresas devem ter a possibilidade de escalar suas operações e usuários de forma rápida. O modelo SaaS permitirá trabalhar com foco apenas no software, deixando a cargo dos fornecedores os altos custos de manutenção com servidores, que podem ser compartilhados (rateados) com todos os clientes que usam suas soluções.

3. A escalabilidade e integração

Conheça as 5 vantagens do uso de um software como um serviço – SaaS

Normalmente, as soluções em SaaS residem em ambientes de nuvem que são escaláveis e possuem integração com outras ofertas de serviços também em SaaS.

Comparando com o modelo tradicional, os usuários aqui conseguem comprar novas licenças de softwares sem a necessidade de mudanças de servidores.

Basicamente só é preciso apenas habilitar uma nova oferta que o serviço será imediatamente provisionado.

4. Novas versões (atualizações)

Fornecedores de SaaS atualizam suas soluções e disponibilizam para os seus clientes de forma transparente e automática.

Todos os custos e esforços associados aos processos de upgrades e disponibilização de novas versões são extremamente baixos relacionado ao modelo tradicional, que normalmente força o usuário a comprar novos pacotes e instalá-lo, ou ainda, pagar por serviços especializados para obter o seu novo ambiente atualizado.

5. Fácil de usar e executar provas de conceito (testes)

Conheça 5 vantagens do uso de um software como um serviço – SaaS

Ofertas de Software como Serviço geralmente são muito fáceis de usar, uma vez que as ferramentas já foram implantadas com as melhores práticas e previamente configuradas em seu interior.

Grande parte dos fornecedores permite aos usuários efetuar uma prova de conceitos e aderência do seu negócio antes de efetivarem a compra. A ideia é que o usuário se sinta seguro com as funcionalidades do software, aumentando assim as chances de uma implantação de sucesso.

A Nuubes tem abraçado já a alguns anos, todas as vantagens do uso do SaaS e disponibiliza para seus clientes um portfólio de ferramentas 100% em nuvem e que resolvem todas as suas necessidades operacionais de negócios.

Você acrescentaria mais vantagens a esta lista? Clique aqui e vamos continuar nossa conversa!

Leia também em nosso blog:

Vantagens do Cloud Computing4 razões para reduzir os e-mails na gestão de tarefas e projetos

Leave a Comment