Como identificar e aumentar o ganho de produtividade na minha equipe?

Ganhos de produtividade reais são os benefícios líquidos que sua empresa recebe por executar um trabalho de forma mais eficaz mantendo um mesmo orçamento, mesma equipe e mesmos prazos.

Antes de começarmos, você tem que ter em mente que mensurar os resultados te darão insumos para analisar todos os pontos que devem ser melhorados e os que são eficientes na sua empresa.

Mensurando os benefícios

Os benefícios que conseguimos mensurar com o ganho de produtividade podem ser rapidamente identificados nas seguintes frentes:

  • Aumento da receita da empresa
  • Maior quantidade de entregas de produtos ou serviços
  • Aumento na margem de lucro
  • Melhoria da satisfação dos clientes
  • Aumento das taxas de retenção de funcionários
  • Maior qualidade dos serviços prestados

Como medir o ganho de produtividade na prática

Como identificar o ganho de produtividade em sua empresa? Saiba no blog da Nuubes

Como seria o comportamento e a produtividade de uma empresa após a análise e implementação de novos processos de trabalho, aliado a novas metodologias e ferramentas?

Case Indústria – Produção de peças para máquinas

Tomemos, por exemplo uma fábrica, que produz 1.600 peças de máquinas por dia a um custo diário de R$ 5.600,00, usando para isso 12 funcionários, equipamentos, materiais, instalações, etc.

Imaginem o seguinte cenário:

Os funcionários desta fabrica trabalhando 14% de forma mais eficaz. Esta fábrica poderia produzir então 1.824 peças de máquinas por dia com os mesmos custos.

Este aumento de produção (224 peças), proporciona uma receita maior, sem exigir orçamento adicional, contratação de pessoas ou aumento da carga de trabalho. As peças de máquinas adicionais produzidas e as receitas que elas geram, representam um ganho de produtividade real para esta organização.

Case Equipe Comercial – Aumento nas Vendas

Como identificar o ganho de produtividade em sua empresa?

De forma similar ao exemplo da fábrica, uma organização poderá obter um ganho de produtividade real se a sua equipe comercial for capaz de usar abordagens de vendas mais eficazes e entregar somente 8% de aumento nas vendas fechadas a cada mês.

Normalmente usando a mesma equipe de trabalho trabalhando a mesma quantidade de horas.

A ideia é simples: encontre formas para sua equipe executar o trabalho de forma mais eficaz, e aumente os resultados diretos de maior valor para o seu negócio surgirem.

Aliado a este objetivo, esta empresa pode ainda investir em programas de fidelização de clientes e recompensa de funcionários (bônus), como forma de apoiar o processo de ganho de produtividade real.

Ganho Real: a organização que fornece aos seus clientes melhores serviços e produtos de maior qualidade pode receber ganhos de produtividade reais aumentando as taxas de retenção de clientes, e reduzindo custos significativos para aquisição de novos clientes.

Atenção aos pontos de ajustes e melhoria

É claro que estas definições são muito simples e devemos observar os impactos (positivos e negativos) das mudanças aplicadas.

Na fábrica, avalie se após a entrada dos novos processos de negócios, ocorreu uma redução no número de controles de qualidade na linha de produção.

Ou ainda para o cenário comercial, com a nova abordagem de “vendas mais eficazes”, se sua equipe pode ter reduzido algumas atividades de relacionamento e pré-venda. Observe em seus novos clientes se surgirão falhas ou dificuldades de implantação após a venda ter sido concluída.

Em ambos os casos, as organizações poderiam perder clientes, receitas e credibilidade no mercado, enfrentando assim um aumento de despesas com retrabalho, gestão de clientes, custos de oportunidade e problemas de relacionamento com clientes e funcionários a longo prazo.

Portanto, o verdadeiro objetivo das empresas que buscam encontrar maneiras de aumentar o ganho de produtividade, é identificar todos os benefícios de curto prazo e de sustentabilidade a longo prazo.

Inclua a tecnologia em suas atividades diárias

Como identificar o ganho de produtividade em sua empresa? Conheça o Nuubes task

 

É notório que as empresas que possuem equipes utilizando uma ferramenta para o gerenciamento de atividades, conseguem rapidamente melhorar seu fluxo de trabalho e corrigir qualquer falha de execução de suas atividades.

É desta forma que estas mesmas equipes conseguem mensalmente apresentar ganhos de produtividade reais e aumentar a performance operacional das empresas.

Agende agora uma demonstração da ferramenta Nuubes Task com nossos consultores e entenda como nossos clientes estão melhorando dia a dia os seus processos de trabalho de suas equipes e obtendo ganho na produtividade de seus times.

Como identificar o ganho de produtividade em sua empresa? Faça um teste e conheça o Nuubes Task

 

Leia também em nosso blog Mais produtividade usando a técnica PomodoroDescubra se você precisa de um Sistema de Gestão de Tarefas

 

Leave a Comment